Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quem foi Martim Lutero?


Nascido a 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben/Alemanha, Martim Lutero foi filho de uma família de mineiros pobres. Estudou filosofia e direito e no ano de 1505 entrou para a Ordem dos Agostinianos. Tornou-se monge, sendo ordenado sacerdote no ano de 1507. Defendeu tese de doutoramento em teologia no ano de 1512. Leciona na cidade de Wittenberg, onde desencadeia, a partir de um estudo acurado das Sagradas Escrituras, um movimento que modificará profundamente o cenário eclesiástico ocidental.

Em 1517 publica 95 teses em quepreconiza reformas no interior da Igreja Católica. Não encontrou acolhida para as suas propostas, sendo excomungado no ano de 1521. Proscrito pelas autoridades, acabou sendo sequestrado por simpatizantes de suas idéias.
Redige pequenos livretos e traduz a Bíblia para a língua alemã. Suas teses encontram eco e se espalham rapidamente graças à imprensa. Suas idéias são propagadas e desencadeia-se um movimento reformador em vários países europeus. Outros simpatizantes lideram iniciativas semelhantes na Suiça e na França.
Graças a uma conjuntura política favorável, Martim Lutero consegue ser porta-voz de anseios mudancistas existentes na sociedade da época. Casa-se com Catarina de Bora no ano de 1525, abrindo mão de seu voto de celibato. 
Pregador brilhante e estudioso exemplar da Bíblia, pronuncia-se acerca de temas que agitavam a sociedade alemã e européia.
A tradução da Bíblia permite que milhares de pessoas tenham acesso ao texto sagrado. Edita um pequeno catecismo para que os pais possam ensinar a seus filhos as bases da fé cristã. 
Defende e reivindica junto às autoridades a construção de escolas para rapazes e moças. Músico, compõe inúmeros hinos com melodias e ritmos populares que se tornam verdadeiras prédicas evangélicas.
Denuncia as injustiças sociais e cobra das autoridades mudanças na ordem econômica e social. 
Sua morte ocorreu em 1546 quando o movimento de ruptura com a Igreja Católica Romana havia acontecido irremediavelmente.



Da Liberdade Cristã


fonte: http://www.luteranos.com.br, acesso em 18 de agosto de 2011.

8 comentários:

  1. Pela providência do SENHOR JESUS CRISTO, a partir de 31 de outubro de 1517 a História Mundial tomou outro rumo.
    Dizem que adoramos Lutero. Mentira, apenas admiramos o irmão Lutero, que foi um canal de novas ideias para trazer libertação de um povo que vivia em trevas.

    ResponderExcluir
  2. VIXE EU NAI SABIA QUEM ERA ESSE LUTERO
    EU SABIA Q ELE ERA O ANTICRISTO
    Q TIMHA INVENTADO A LEI DOS CRENTES
    AGORA EU JA SEI

    ResponderExcluir
  3. Irmão Antonio esse postagem é muito importante, parabéns!
    Sabemos da importancia do irmão Lutero no protestantismo, essa biografia muito bem elaborada mostrando como a vida de nosso irmão Lutero
    Parabéns pelo blog
    Irmão Marcos Alexandre/ Natal

    ResponderExcluir
  4. eu sou catolica, e nao mudo minha religião por nada, esse lutero ai eu ainda me lembro o que vovó dizia o que escutava do meu padrinho frei damião que ele era a imagem do satanás. esse tal lutero eu noa gostei dessa reportage
    assina maria do carmo dias

    ResponderExcluir
  5. Cara Maria do Carmo Dias,

    Sua vó dizia isso porque ela, provavelmente, somente conheceu a chamada Religião Católica Apostólica Romana. O Brasil foi colonizado pelos Portugueses, país de origem católica. E Portugal trouxe os padres Jesuítas para catequisar os índios. Depois, expulsou os jesuítas, mas o catolicismo ficou implantado.
    A verdade é que o catolicismo não salva, como o protestantismo também não. O que salva é a essência da Mensagem dos Evangelhos, que Jesus disse que ELE É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI (DEUS) A NÃO SER POR ELE (João 14.6) e que ELE, JESUS e O PAI, DEUS SÃO UM.
    EM APOCALIPSE ESTÁ ESCRITO QUE OS IDÓLATRAS, PESSOAS QUE SE CURVAM PERANTE IMAGENS DE ESCULTURAS, FICARÃO FORA DO REINO DE DEUS.
    Um grande abraço. (ANTONIO CARLOS)

    ResponderExcluir
  6. confira o versículo, que traz uma mensagem forte:
    "QUANTO, PORÉM, AOS COVARDES, AOS INCRÉDULOS, AOS ABOMINÁVEIS, AOS ASSASSINOS, AOS IMPUROS, AOS FEITICEIROS, AOS IDÓLATRAS E A TODOS OS MENTIROSOS, A PARTE QUE LHES CABE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, A SABER, A SEGUNDA MORTE." (Apocalipse, cap. 21, versículo 8, Bíblia Sagrada, Novo Testamento, versão Almeida Revista e Atualizada). (ANTONIO CARLOS)

    ResponderExcluir
  7. eu seio que o douto ta certo q nao devemnos adora santos e lutero era um padre gente ele sabia q tava errado e saiu da igreja
    eu seio q minha religiau e errada pq o padre nao esplica nada a pessoa eu nao so crete pq gosto de toma um gelada douto mais seio q o senho ta certo
    gostei do blog

    ResponderExcluir
  8. gostei muito a igreja do Senhor deve estar atenta e preparada a cada dia para o grande encontro com o Senhor

    ResponderExcluir