Powered By Blogger

sábado, 24 de setembro de 2011

JERUSALÉM! TERRA PROMETIDA



Na época de Jesus, Jerusalém era a capital religiosa e política da Palestina; o lugar onde se esperava que o Messias chegasse. O Templo ficava nessa cidade, e muitas famílias judaicas de todo o mundo viajavam para ali por ocasião de importantes festividades. O Templo estava localizado em uma área imponente, um mirante da cidade. Salomão tinha construído o primeiro Templo neste mesmo lugar aproximadamente mil anos antes desta data [em 959 a.C.], mas foi destruído pelos babilônios [2Reis cap. 25]. Um segundo Templo foi reconstruído em 515 a.C. e, mais tarde, Herodes, o Grande, o apliou e remodelou.

HISTÓRIA DA CIDADE DE JERUSALÉM

A primeira referência à cidade de Jerusalém é sem dúvida Gen. 14.18, onde Melquisedeque é citado como rei de Salém. Na época dos israelitas cruzarem o Jordão para entrarem na terra prometida, a cidade chamava-se "da banda dos jebuseus" [Jos 15.8 ou "Jebus" Jos. 11.4]. Deixou de ser capturada durante a conquista de Canaã por Josué e permaneceu em mãos dos cananeus até o tempo em que Davi chegou ao reino. O exército de Davi tomou Jebus de assalto, e Davi fez dela a sua capital [2Sam 5.5-7]. Jerusalém serviu de capital política de Israel durante o reino unido e, posteriormente, do reino do sul, Judá. Salomão, sucessor de Davi, edificou o templo do Senhor em Jerusalém [1Reis caps. 5 a 8], de modo que a cidade também tornou-se o centro religioso de adoração ao Deus do concerto.
Por causa dos pecados de Israel, Nabucodonosor de Babilônia sitiou a cidade em 586 a.C., e finalmente a destruiu juntamente com o templo [2Reis 25.1-11]. Jerusalém permaneceu um montão de ruínas até o retorno dos judeus da Pérsia em 536 a.C. para redificar tanto o templo quanto a cidade [Esd 3.8-13; 5.1 - 6.15]. Já nos tempos do Novo Testamento, Jerusalém voltara a ser o centro da vida política e religiosa dos judeus. Em 70 d.C., porém, a cidade e o templo voltaram a ser destruídos.
Quando Davi fez de Jerusalém a sua capital, esta começou a receber vários outros nomes em consonância com a sua índole; nomes como "Sião" [2Sam 5.7]; "a Cidade de Davi [1Reis 2.10]; "santa cidade" [Neemias 11.1]; "a cidade de Deus" [Salmo 46.4]; "a cidade do grande Rei" [Salmo 48.2]; "cidade de justiça, cidade fiel" [Isaías 1.26]; "a cidade do SENHOR" [Isaías 60.14]; "O SENHOR Está Ali" [Ezeq 48.35] e "a cidade de verdade" [Zac 8.3]. Alguns desses nomes são proféticos para a futura cidade de Jerusalém.

3 comentários:

  1. Caro irmão Antonio, permita-me apenas uma correção.Jamais holve um país, ou uma nação chamada palestina. Após a conquistga da mesma pelos hebreus, ela passou a se chamar israel e foi chamada de palestina ( terra dos filisteus ) por um imperador romano que odiava os judeus.
    Um abraço e fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. paz do nosso Senhor Jesus Cristo o único pra sempre;esteja contigo irmão e sua familia........

    ResponderExcluir