Powered By Blogger

sábado, 7 de janeiro de 2012

A Prosperidade no Antigo Testamento -

O que é ser próspero? Possuir bens materiais, fama, projeção... tudo isso aos olhos humanos é ser próspero. Contudo, teologicamente falando, nota-se outras nuanças.
 

A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, nos responde a este importante tema, especialmente no AT, também no NT, porém, com maior ênfase no AT. Resumidamente, o Antigo Pácto está condicionado à obediência e à intimidade com Deus. 

I - RIQUEZA E POBREZA, DOENÇA E CURA NA ANTIGA ALIANÇA
Há aqui uma associação baseada em 3 pontos: solidariedade, espiritualidade e o bem estar físico. É importante dizer que a pobreza não é julgamento divino e a riqueza não sinônimo de ser abençoado, no sentido divino. 

Deuteronômio 15, Atos 5, 2Co 9 e Rute 2, são clássicos bíblicos para se exemplificar a idéia de solidariedade vinculada à prosperidade. É simples. Quem se solidariza com a pobreza do irmão é rico espiritualmente e assim é ou será abençoado.

Os provérbios veterotestamentários [Pv 3; 12; 15; 18; 19; Sl 15] e outros textos no NT apontam para prosperidade espiritual. É por isso que o homem acamado e sem recursos humanos troca tudo o que tem para ter saúde, sossego e paz. 

Jó quando afligido e posteriormente após ser sarado atribuiu ao seu Deus a benesse, dizendo: "Agora sei que o meu Senhor vive". Deus dá e também tira. 

II. A PROSPERIDADE COMO RESULTADO DO TRABALHO E DO FAVOR DE DEUS 
Aqui se entende que qualquer forma de prosperar, enriquecer com origem diferente que não seja via trabalho é estranho ao ensino da Bíblia. O trabalho dignifica, honra e leva o homem a valorizar o seu ganho, utilizando o seu fruto para o fim útil à sua família e manutenção da sua vida.

Um ponto importante a salientar é que nem todo o homem que ajunta para si riqueza material significa ser abençoado por Deus. Os exemplos estão pertinho dos Filhos de Deus: o traficante, o ilícito e até o legal, humanamente falando, que não honra a Deus [...]. O esforço do homem o faz prosperar e honrando a Deus com seus bens, certamente será ainda mais rico.

CONCLUSÃO
O AT é rico neste tema: prosperidade, contudo, vinculado à obediência a Deus, íntima e real, sem mácula. Na prática, hoje, muitos querem barganhar com Deus, dizimando ou ofertando para alcançar favores, inclusive, alguns até ensinam esta doutrina herética. Na teoria, o AT e NT nos ensinam a praticar mordomia, honrar a Deus, e, servir ao pobre com nossos bens, para assim alcançar prosperidade espiritual e material. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário